Curso de Ciências Contábeis - UCS - CARVI 
 

N o t í c i a s   
>>>Fale conosco - Deixe sua sugestão.<<<

REMATRÍCULAS

Dia 4 de janeiro -  início 8 horas  - rematrículas normais
Dia 7 de janeiro  -  manhã 8:30 horas  -  Casos especiais
Dia 24 de janeiro - 15:30 horas - Matrícula Vestibulandos

Veja a grade para 2005/2

DISCIPLINA DE FÉRIAS NO CARVI

DE 3 A 17 DE JANEIRO 2005 - DICÇÃO E ORATÓRIA
com a Prof. Magda - Matrículas a partir do dia 1/12 - Não deixe para o dia 2.

DISCIPLINAS DE FÉRIAS

     Está previsto para o Campus de Caxias do Sul as seguintes disciplinas de férias em Contábeis:

--> Dez 2004 - CONTABILIDADE INDUSTRIAL II - Prof. Volnei Castilhos
--> Jan 2005 - PRATICA DA CONTABILIDADE I - Prof. Maria Salete Denicol
--> Fev 2005 - CONTABILIDADE DE CUSTOS II - Prof. Jaime Prux

Os interessados para matrículas e informações devem se dirigir ao protocolo da unidade de Caxias do Sul. 

Domínio Econômico
 
 

Passou-se o tempo em que os Estados Unidos dominavam o mundo econômico. Ser importante como mercado e desenvolvimento tecnológico - o que continua sendo -  não é mais sinônimo de domínio. A hegemonia do pós guerra teve um longo império dos EUA, mais de 50 anos. A comunicação aproximou todos e disponibilizou a informação. A diferença agora está em saber fazer a leitura dos diversos cenários.

A quantidade de informações circulante transmite a sensação de que não sabemos nada, ou seja, necessitamos de muito mais para interpretar.

O que mudou então? Mudou a quantidade de informações e acesso rápido a cenários, ocupando muito mais o nosso tempo disponível. O difícil está em priorizar, identificar o que é urgente e quando devemos recuar ou mudar. A economia também tem o mesmo desígnio.

 Neste cenário todo, imaginemos o empreendedor (empresário), que tem contra si, um mercado que lhe é cruel, os governos que maximizam suas arrecadações e uma força corporativa em suas organizações que sofrem influências externas, trazendo desafios diários.

 Portanto, os EUA não mais dominam a economia mundial e estamos no caminho onde os líderes não comandam mais, somente lideram.

 
 
Enio Gehlen - Economista e Contador
enioge@italnet.com.br
ENCONTRO ESTADUAL DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO RIO GRANDE DO SUL

O Campus estará organizando a caravana para participar no dia 20 de novembro (sábado) na FAPA - Faculdades Porto Alegrense.

Na semana próxima estaremos disponibilizando detalhes e custo de deslocamento.

clique aqui para detalhes

As Normas Internacionais de Contabilidade vem ai.

Saiba um pouco mais - clique aqui
No final da página veja mais ++++++

RS COMPETITIVO
Esteve palestrando no Campus, a convite da Prof. Simone, Julio Cesar Grazziotin, Diretor Adjunto do Departamento de Receita Pública Estadual do RS.
3o. PORTAL DAS PROFISSÕES - 7 DE OUTUBRO DE 2004.

CFC PUBLICA EDITAL SOBRE EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA AUDITORES

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou o edital que estabelece as normas sobre o 1º Exame de Qualificação Técnica para Auditores interessados em obter o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade. O período de inscrições foi definido: 1º de setembro a 08 de outubro de 2004.

O Exame é um dos requisitos para a inscrição do contador que pretende atuar no mercado de valores mobiliários. A avaliação será composta por duas provas, com questões objetivas e dissertativas. Uma delas será sobre qualificação técnica geral e a outra específica para os profissionais da Contabilidade que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pelo Banco Central.

As provas serão aplicadas no dia 26 de novembro de 2004. As inscrições poderão ser feitas nos Conselhos Regionais de Contabilidade ou nos locais indicados por estes.  O valor da inscrição será de R$ 100,00 para cada uma das provas.

Na avaliação, serão exigidos conhecimentos sobre Legislação e Ética Profissional, Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade sobre auditoria independente, editados pelo CFC, Auditoria Contábil, Legislação e normas de organismos controladores do mercado e Língua Portuguesa. Na prova específica, serão exigidos ainda conhecimentos sobre a Legislação e as normas emitidas pelo Banco Central e sobre a Contabilidade bancária.

O Exame é administrado por uma comissão formada por contadores indicados pelo próprio CFC e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Clique aqui para obter mais informações sobre o Edital que trata do Exame de Qualificação Técnica para Auditores.

Fonte: CFC

 

Societárias e Contábeis

Professor tem de ter registro em CRC

Esta foi a decisão do Juiz de Direito da Comarca de Iraí, em ação movida pelo CRCRS contra um professor da disciplina de Contabilidade e Custos, que não possuía registro no Conselho.

Em seu relato, o Juiz Carlos Koester afirma sobre a necessidade de registro perante o CRCRS para o exercício da função de magistério na área contábil. (Revista do CRC RS set/04)

Recebi de um amigo.

Importantíssimo para a vida acadêmica


     O governo brasileiro mantém GRATUITAMENTE um portal de acesso a diversos periódicos científicos nacionais e internacionais, denominado CAPES.

     Através esse portal, qualquer estudante universitário ou mesmo profissionais das mais diversas áreas, seja de ECONOMIA, DIREITO, COMPUTAÇÃO, ODONTOLOGIA, MEDICINA, ENGENHARIAS (praticamente todos os segmentos), etc. - sem qualquer custo adicional - pode fazer pesquisas objetivando enriquecer suas monografias, mestrado, doutorado ou qualquer trabalho escolar.

     Observe-se que sem esse portal o interessado teria que pagar em dólares, cerca de $1,99 a $20,00 por artigo pesquisado.

     INFELIZMENTE, devido a baixa procura por tal site e ao alto custo de sua manutenção, o governo brasileiro poderá desativá-lo brevemente.

     Realmente a procura é muito baixa para a amplitute a que se propõe, isto porque o mesmo não é suficientemente divulgado. A maioria dos estudiosos e estudantes universitários brasileiros esconhece a existência desse portal, que é uma fonte riquíssima de conhecimento científico. Até hoje ele foi alvo de um seleto público, quando deveria estar no dia-a-dia das faculdades brasileiras, favorecendo a qualquer estudante nas suas pesquisas.

     Para que o mesmo continue ativo, estamos solicitando que seja divulgado junto a seus amigos, familiares e, se possível, imprimindo-se uma cópia deste e encaminhando-a para as faculdades e/ou universidades de sua cidade. O endereço do portal CAPES é:

<http://periodicos.capes.gov.br/>

Leituras imperdíveis
http://www.shinyashiki.com.br/
 
Topo Volta Página inicial Imprime
Auxílio à navegação
Banco Central se prepara para Normas Internacionais


   O Banco Central se prepara para adotar as Normas Internacionais de Contabilidade elaboradas pelo International Accounting Standards Board (Iasb), uma entidade privada sem fins lucrativos, com sede em Londres, que atua na padronização de normas contábeis.       Atualmente, tanto bancos centrais como as entidades privadas seguem regras contábeis vigentes nos países onde estão localizados, situação que dificulta as análises comparativas internacionais.
   A adoção das normas do Iasb deve tornar mais comparáveis os demonstrativos contábeis do Banco Central, pois vai permitir melhor entendimento das operações da Instituição por parte de entidades estrangeiras. Isso deve resultar em maior credibilidade externa da instituição.    Obviamente, os bancos centrais possuem operações específicas que não estão contempladas nas regras do Iasb e que, portanto, necessitarão de um tratamento específico. Para essas situações, o BC deverá observar as melhores práticas contábeis de outros bancos centrais.
   O trabalho desenvolvido pelo Iasb tem recebido o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Bank for International Settlements (Bis) e do Banco Mundial (Bird), que vêm incentivando as empresas, os governos e os organismos normatizadores de cada país a adotarem essas regras. Esse processo ocorre em todo o mundo. Estima-se que já em 2005 as empresas sediadas na União Européia que possuam ações em bolsa terão demonstrações contábeis compatíveis com as normas do Iasb.
   No Banco Central do Brasil, o processo de implementação se iniciou com a preparação de uma equipe de funcionários do departamento de contabilidade que, nos últimos dois anos, estudou as normas do Iasb e sua aplicação ao Banco. Nesse período, foi constituída uma assessoria destinada exclusivamente ao assunto.
   A conversão dos demonstrativos contábeis para o padrão internacional do Iasb se dará basicamente em três fases. Na primeira fase, que teve início em março de 2004, o BC e a empresa de consultoria Ernst & Young farão um trabalho conjunto de avaliação das operações para enquadrá-las aos normativos contábeis do Iasb. A previsão é que essa etapa termine ainda no primeiro semestre de 2004.
   A segunda fase consiste na adaptação e reformulação do plano geral de contas, dos procedimentos de contabilização e dos sistemas gerenciais que interagem com o sistema de contabilidade.
   A última etapa será a divulgação das demonstrações contábeis segundo as regras do Iasb. O balanço de 31 de dezembro de 2005 deverá ser o primeiro publicado segundo as novas normas contábeis. Em 31 de dezembro de 2006, o primeiro balanço comparativo poderá ser divulgado, requisito para que a implementação seja considerada concluída.

Faça seu artigo e nos remeta - veja seu trabalho publicado. Ele vai elevar sua auto estima e você vai contribuir com o ensino regional.

Voltar